A câmara municipal de Oliveira de Azeméis e a empresa municipal GEDAZ homenagearam os atletas malogrados Paulo Ferreira e Bruno Neves.
O nome dos dois desportistas, o primeiro no atletismo e o segundo no ciclismo, foi atribuído a duas salas do pavilhão municipal, numa cerimónia que contou com a presença de familiares.
O presidente do município recordou a memória dos atletas considerando-os «dois magníficos desportistas e amigos que tinham uma característica comum que era a simplicidade».
«O Paulo Ferreira tinha um longo futuro e metas a atingir mas não teve a oportunidade de as concretizar todas», disse Hermínio Loureiro. Quanto a Bruno Neves este era um «ciclista dos melhores que percorriam as estradas do país».
Segundo o autarca, «compete-nos projectar os bons exemplos e práticas e com esta iniciativa queremos homenagear dois grandes embaixadores de Oliveira de Azeméis».
«Espero que esta iniciativa, ao imortalizar os seus nomes nestas duas salas, possa inspirar os mais novos a seguir estes excelentes exemplos e sirva de incentivo à prática desportiva», disse.
O circuito concelhio de atletismo, que teve no ex-responsável do Grupo Juvenil do Pinheiro da Bemposta um dos seus maiores impulsionadores, passará a chamar-se Circuito de Atletismo Paulo Ferreira.
No que se refere ao ex-ciclista de Nogueira do Cravo, a autarquia continua a apostar na realização do Memorial Bruno Neves. A terceira edição é apresentada esta quinta-feira na junta de freguesia, decorrendo a prova em simultâneo com o I Troféu Concelhio Oliveira de Azeméis/GEDAZ.
O vereador Pedro Marques, presidente do Conselho de Administração da empresa GEDAZ, destacou Paulo Ferreira e Bruno Neves como «exemplos para os mais novos», num concelho vocacionado para o desporto. «Eles eram grandes amigos e deixaram a amizade como referência», disse.