Oliveira de Azeméis será palco, este fim de semana, do 2º Troféu concelhio (12 de maio) e do 4º Memorial Bruno Neves (13 de maio).
As competições organizadas pela escola de ciclismo Bruno Neves, em parceria com a Câmara municipal e a empresa de desporto GEDAZ, integram o calendário velocipédico da Federação Portuguesa de Ciclismo (elites e sub 23).
«O ciclismo é um desporto de massas e por esse motivo requer a máxima atenção», afirmou o vereador do pelouro do desporto na conferência de apresentação das provas.
Segundo Pedro Marques, «os dois eventos desportivos marcam o panorama do ciclismo tendo como principal motivação o aumento prático da modalidade».
«A autarquia vai continuar a apoiar o ciclismo e outras tantas modalidades que elevem o concelho ao título de capital do desporto», declarou.
No dia 12, o troféu é disputado numa extensão de 115 quilómetros e cinco prémios de montanha, tendo partida marcada para as 14h00 na freguesia de Cesar e chegada prevista para as 17h00 na rua Engenheiro Arantes de Oliveira, na praça da cidade.
No dia seguinte, o 4º memorial Bruno Neves, prova de ciclismo a contar para a Taça de Portugal/Liberty Seguros, liga a cidade de Oliveira de Azeméis à freguesia de Nogueira do Cravo, terra natal do ciclista vítima de um acidente, em 2008, quando disputava o Grande Prémio de Amarante a contar para a Taça de Portugal de Elites.
A partida será dada às 14h00 do Largo da República, em Oliveira de Azeméis, estando a chegada dos ciclistas projetada para as 17h30 em Nogueira do Cravo.
O percurso tem seis metas volantes e um prémio de montanha aos 9,8 quilómetros da corrida.
Os melhores ciclistas do país concentram-se assim nas estradas do concelho para perpetuar a memória de um grande atleta e de um homem bom que partiu cedo demais», concluiu Pedro Marques referindo-se a Bruno Neves.