O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis está satisfeito com a organização e a receptividade do público às provas de ciclismo que, no fim-de-semana, levaram os melhores ciclistas do país às estradas do concelho no âmbito do 3º Memorial Bruno Neves e do 1º Troféu Oliveira de Azeméis/GEDAZ.
«O balanço é francamente positivo», afirma Hermínio Loureiro, lembrando que «o ciclismo é uma modalidade muito querida em Oliveira de Azeméis nas suas variadas vertentes».
A primeira prova a ir para a estrada foi o Memorial Bruno Neves, ganho por Sérgio Ribeiro, ciclista da equipa Barbot Efapel. A vitória deste ciclista repetiu-se no dia seguinte nas duas etapas do troféu Oliveira de Azeméis/GEDAZ.
Sobre a prova em memória de Bruno Neves, vítima de um acidente em 2007 quando disputava a Taça de Portugal de Elites, Hermínio Loureiro destaca a «profunda ligação do atleta oliveirense com o evento» que integra o calendário velocipédico da Federação Portuguesa de Ciclismo» (FPC).
«Infelizmente Bruno Neves deixou-nos muito cedo mas não deixa de ser uma grande referência para os mais novos. Queremos perpetuar a sua memória porque ele foi um grande ciclista e um grande oliveirense», sublinha Hermínio Loureiro.
A segunda prova a percorrer as freguesias do concelho foi o 1º troféu Oliveira de Azeméis/GEDAZ, corrido em duas etapas, uma delas em circuito urbano.
«Queremos com estes eventos ligados à modalidade sensibilizar as pessoas para a prática desportiva e para o exercício físico sendo certo que a realização do memorial Bruno Neves também se insere na estratégia da organização de grandes eventos que projecte o município», explica.
Em parceria com a autarquia e a FPC, ambas as competições foram organizadas pela escola de ciclismo Bruno Neves, instituição que Hermínio Loureiro considera ser um «parceiro excelente» na organização dos eventos que animou a cidade.
«É um parceiro importante na afirmação e na consolidação das políticas desportivas», disse o autarca, acrescentando à lista a Federação Portuguesa de Ciclismo por ter «acreditado na capacidade de Oliveira de Azeméis em organizar um evento desta dimensão, a que não é alheia a forma como o município acolhe a volta a Portugal em bicicleta e a forma como estão a ser trabalhados quer o memorial Bruno neves, quer o troféu concelhio».