A Câmara de Oliveira de Azeméis distinguiu a equipa sénior de basquetebol da União Desportiva Oliveirense (UDO) pela conquista do campeonato nacional CNB1 e a consequente subida à Proliga na época 2011/2012.
Os campeões, recebidos no salão nobre do município, foram elogiados por mais um sucesso desportivo, a juntar a outros, o que levou o presidente da autarquia a aplaudir o trabalho da equipa técnica e dos jogadores.
«Estamos perante um projecto vencedor com os pés bem assentes na terra que tem crescido de ano para ano e tem dado os seus frutos», afirmou Hermínio Loureiro na recepção à equipa.
Em dois anos consecutivos a UDO ascendeu do campeonato CNB2 à Proliga, um feito histórico para o clube mais representativo do concelho.
O autarca de Oliveira de Azeméis fala de «um clube de sucesso e de campeões» lembrando o sucesso desportivo da UDO na época 2010/2011 com a subida da equipa de juniores à primeira divisão nacional de futebol, o título de campeão do campeonato CNB1 de basquetebol e a conquista da taça de Portugal em hóquei em patins.
«É um clube eclético e com uma dinâmica extraordinária como há poucos em Portugal», disse o autarca considerando «importante manter o ecletismo da UDO e apostar nas modalidades».
O presidente do município esclareceu que «o município quer continuar a apoiar o desporto, fomentar a prática desportiva e o associativismo» e apelou à aposta da UDO na formação.
«Nunca haverá sucesso desportivo sem formação», alertou Hermínio Loureiro adiantando que a autarquia «não hesitou um segundo em apoiar o projecto «Basket alive», um programa da União Desportiva Oliveirense destinado a promover a prática desportiva junto das crianças.
José Godinho, presidente da UDO, garantiu que vai dar continuidade à «filosofia de formação» de forma a garantir a sustentabilidade desportiva do clube.
«Aqui está o exemplo de um projecto que começou de baixo para cima e está a chegar ao topo da pirâmide», afirmou o dirigente, satisfeito com a colaboração da autarquia.
O presidente da assembleia geral da UDO, Jorge Casimiro, considerou a conquista do campeonato «um feito notável» e disse que «a continuarmos assim não sabemos onde vamos parar porque são anos seguidos a ganhar tudo o que há para ganhar».
«Temos aqui uma estrutura base de uma equipa para voos mais altos», observou.
Segundo Jorge Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, «o título conquistado orgulha o concelho» existindo no país «poucas equipas com modalidades a um nível tão elevado como as da União Desportiva Oliveirense».