A equipa orientada por Marcos Sorato assumiu, esta quinta-feira, o primeiro lugar no topo da tabela classificativa do grupo A, ao golear a Venezuela por 16-0, naquele que foi o último encontro da fase de grupos para as venezuelanas.
Depois da vitória tangencial por 3-2 frente a Portugal, o Brasil assumiu o jogo desde o primeiro momento, tirando partido da desorganização táctica e desconcentração evidenciadas pelas pupilas de Milagro Infante, que durante todo o jogo apenas remataram por três vezes à baliza ‘canarinha’.
Com uma vantagem de seis golos ao intervalo, o Brasil tinha o caminho traçado para uma goleada que reflectia a superioridade em campo, em todos os capítulos. Apesar de um ritmo mais desacelerado, as jogadoras brasileiras mantinham a rapidez das jogadas e a troca de bola constante, brilhando na reorganização da equipa em termos defensivos.
Sem qualquer reacção, a selecção venezuelana parecia cada vez mas resignada à derrota e consequente último lugar na classificação do grupo com zero pontos, permitindo que a equipa adversária gerisse o resultado e determinasse o rumo do encontro.
O resultado final apenas ficou fechado a cinco segundos do apito do árbitro.