A II Maratona BTT que se realiza este domingo, 30 de Janeiro, na vila de Fajões, em Oliveira de Azeméis, será disputada por cerca de 300 atletas de todo o país, anunciou a organização.
A prova, promovida pelos bombeiros voluntários de Fajões, destina-se a angariar fundos para a compra de um novo veículo de combate a incêndios que venha colmatar a perda de uma viatura num incêndio, no Verão de 2010, no concelho de Arouca.
As três centenas de inscrições antevêem o sucesso desportivo da iniciativa. «Queremos que o evento seja um marco no BTT concelhio e nacional», afirmou Hugo Soares, da organização.
A II Maratona BTT será percorrida numa extensão de 70 quilómetros, por trilhos de média e alta dificuldade com panorâmicas únicas sobre a região.
A competição engloba ainda a realização da meia maratona, numa distância de 40 quilómetros. Os atletas podem optar pela classificação individual numa das provas.
O presidente da autarquia confia no êxito da prova pela capacidade organizativa e pelo número de participantes envolvidos. «Certamente que a iniciativa vai ser um sucesso embora não seja fácil organizar uma prova com esta dimensão», disse Hermínio Loureiro.
«Esta não é uma prova qualquer até porque tem objectivos de solidariedade», observou o autarca, informando que a autarquia «dará o contributo financeiro que for necessário para a aquisição da nova viatura».
«A Direcção dos bombeiros tem procurado sempre, com imaginação, soluções para resolver as dificuldades e tenho, dessa forma, que elogiar o trabalho, a dedicação e a competência da corporação de Fajões», afirmou Hermínio Loureiro.
A II Maratona BTT, com o apoio da autarquia, tem início às 09h00 terminando ao final da manhã.
A campanha para a aquisição da nova viatura está a decorrer junto da população. A ajuda pode ser feita através de depósito em qualquer caixa multibanco ou nos balcões da Caixa Geral de Depósitos (conta nº 00350538000027944304 2) ou do Finibanco (conta nº 00760000113298791022 1).
Quem preferir poderá fazer a entrega do donativo no quartel dos bombeiros.