A cidade de Oliveira de Azeméis vai receber a 52.ª edição do Campeonato da Europa de séniores masculinos de Hóquei em Patins. Assim, Portugal volta a ser sede da mais importante prova europeia de seleções de Hóquei em Patins, com a Federação de Patinagem de Portugal a decidir atribuir a organização à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Para Fernando Claro, presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, trata-se de “um regresso a um local talismã, onde Portugal venceu o seu último Campeonato do Mundo”.
Segundo o responsável federativo, “a organização de um evento da envergadura de um Campeonato da Europa de Hóquei em Patins atesta o sucesso da parceria saudável e dinâmica que existe entre a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Federação de Patinagem de Portugal”.
Oliveira de Azeméis voltará, deste modo, a ser palco de uma grande competição Sénior de Hóquei em Patins, depois de ter recebido, em 2003, o Campeonato do Mundo, que terminou com Portugal a conquistar o tão desejado título.
Na última edição do Europeu da modalidade, disputado em Espanha, a seleção portuguesa classificou-se na terceira posição. A prova consagrou Itália como campeã europeia, colocando um ponto final numa sequência de sete títulos europeus seguidos. Portugal é, recorde-se, o país com mais vitórias na prova, somando 20 títulos, o último dos quais, conquistado em Paços de Ferreira, em 1998.