A Câmara de Oliveira de Azeméis e o Centro de Recuperação de Crianças e Jovens Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis (CERCIAZ) vão assinar um contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo no âmbito do Centro de Treino Municipal de Boccia (CTMB).
«O apoio financeiro da autarquia, no valor de cinco mil euros, permitirá dar continuidade à prática desportiva bem como à divulgação da modalidade que esta infraestrutura vem fazendo desde que foi criada», afirma Hermínio Loureiro, presidente do município.
«O desporto adaptado é um excelente meio de inclusão social e de valorização pessoal de quem o pratica, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, em particular das pessoas portadoras de deficiência», observa o autarca, elogiando o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Centro de Treino Municipal de Boccia.
«Em matérias tão importantes como a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com deficiência nunca deixaremos de apoiar este tipo de infraestruturas», afirma o autarca de Oliveira de Azeméis lembrando que o boccia é uma das modalidades paralímpicas que mais medalhas conquistou para Portugal.
A infraestrutura desportiva, que funciona nas instalações da CERCIAZ, foi criada em Outubro de 2010 e nela, para além da formação e treino, têm sido realizados estágios da seleção nacional de Boccia de preparação para várias provas nacionais e internacionais.
O CTMB tem atraído um número crescente de praticantes contribuindo, através da divulgação da modalidade, para o combate à discriminação e exclusão social. É ainda responsável pela organização de provas e participação de atletas em competições oficiais.