A Câmara de Oliveira de Azeméis associou-se ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) adquirindo quatro desfibrilhadores, dispositivos portáteis para socorrer vítimas em paragem cardiorrespiratória que ficarão afetos às piscinas e pavilhão municipal, complexo municipal de Cucujães e apoio a eventos.
Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, “o objetivo é dotar os principais espaços desportivos com este tipo de equipamento que permita prestar uma assistência pré-hospitalar a eventuais vítimas em locais com elevados níveis de assistência de público e de praticantes desportivos”.
“A segurança do público em grandes eventos é importante para nós” realça o autarca, acrescentando que um dos quatro equipamentos ficará disponível para dar assistência a grandes eventos como a Noite Branca, Mercado à Moda Antiga, 37.20 ou Festas de La Salette.
Após a aquisição dos equipamentos, a autarquia inicia esta quinta e sexta-feira o processo de certificação do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) ministrando a formação de suporte básico de vida a colaboradores da Câmara Municipal e a representantes de clubes desportivos que vão operar os desfibrilhadores.
A operacionalização do PNDAE implica ainda o pedido de licenciamento ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a entidade responsável pelo Programa.
O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax da vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não a administração de um choque elétrico.