O jovem André Sousa, natural de Oliveira de Azeméis e com apenas 22 anos, foi o primeiro piloto de motos do mundo, em 125 cc, a realizar a Volta à América do Sul.
O jovem motociclista percorreu todo o continente sul-americano com via terrestre numa moto de baixa cilindrada naquele que foi, segundo o próprio, “um objetivo nacional e pessoal”.
Ao todo percorreu, em quatro meses, 24 250 quilómetros atravessando todos os países da América do Sul, incluindo o deserto mais árido do mundo, a cordilheira dos Andes, Machu Pichu, uma das sete maravilhas do mundo, e outros locais míticos desse continente.
Foi uma viagem “com muitos imprevistos, muita cultura e muita aventura, tudo para tentar alcançar algo que nunca ninguém tinha realizado”, afirma o jovem piloto profissional do Campeonato Nacional de Velocidade 600cc onde, em 2014, foi vice-campeão por equipas e oitavo da classificação geral. Em 2013 foi quarto classificado no campeonato nacional em 125cc.
“O André Sousa levou bem longe o nome de Oliveira de Azeméis e de Portugal, mostrando com este desafio a coragem e a tenacidade que caracterizam os jovens oliveirenses”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, considerando o jovem piloto um dos grandes nomes promissores do motociclismo português.