Ciclismo em Oliveira de Azeméis vai continuar com apoio à formação

Data: 12/02/2018
A cerimónia incluiu a apresentação das equipas Liberty/Carglass e da Escola de Ciclismo Bruno Neves

A Câmara de Oliveira de Azeméis vai continuar a apostar na formação desportiva, em particular no ciclismo, afirmou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, na apresentação da equipa continental Liberty Seguros/Carglass.

Na cerimónia, que contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, o autarca disse que o município “vive o ciclismo com paixão” tendo “responsabilidades ao nível da formação pelo que vamos continuar a apostar nela”.

O presidente da autarquia garantiu a vontade do município de que o ciclismo “continue a ocupar um lugar de destaque na estratégia desportiva municipal”.

Segundo Joaquim Jorge, a realidade que se vive hoje na modalidade assenta no trabalho de formação que vem sendo feito pelo Bike Clube de Portugal e pela escola de ciclismo Bruno Neves, duas instituições sedeadas no concelho.

“À escola Bruno Neves, que tão bem tem formado corredores para o ciclismo junta-se o Bike Clube de Portugal a lançar ciclistas para o profissionalismo”, realçou o autarca.

“Ao trabalharmos de forma empenhada como temos feito na formação e na aposta de novos valores, ao colocar na estrada a equipa da Liverty Seguros/Carglass com ciclistas promissores estamos a prestar um bom serviço ao ciclismo português”, concluiu Joaquim Jorge.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, mostrou-se satisfeito pelo crescimento do projeto do Bike Clube de Portugal e pela equipa da Liberty Seguros/Carglass “continuar, todos os anos, a fornecer atletas para a seleção nacional”.

A novidade deste ano é a inscrição do conjunto de Oliveira de Azeméis como equipa continental não profissional que permite a sua participação em provas nacionais como a Volta ao Algarve e a Volta a Portugal em Bicicleta.

Segundo Manuel Correia, presidente do Clube, “esta ascensão da equipa a uma nova categoria proporcionará, sobretudo, uma maior exposição e retorno aos nossos patrocinadores bem como uma acrescida responsabilidade”.

“Após 3 anos com o modelo sub-23 não podíamos deixar de aproveitar a oportunidade de ascender e renovar o ciclo”, acrescentou.

“Mais uma vez a Liberty Seguros associa-se ao crescimento deste projeto”, disse Rodrigo Esteves, director de marketing da Liberty Seguros, destacando que “os nossos valores estão espelhados nestes atletas onde o trabalho em equipa tem conquistado e continuará certamente a conquistar vários pódios e distinções”.

“A Carglass Portugal acredita no propósito do Bike Clube Portugal. Com a estratégia no sucesso e em grandes vitórias, colocando o foco nas suas pessoas, na sua missão e no alinhamento entre todos, a Carglass junta-se a essa determinação considerando que juntos fazemos a diferença!”, disse Marta Dias, responsável de marketing da Carglass.

A equipa é composta por 13 ciclistas. Transitam da última temporada André Crispim, César Martingil, Gaspar Gonçalves, Luís Pereira, Rafael Lourenço, Venceslau Fernandes e o oliveirense Filipe Rocha.

André Carvalho regressa à equipa depois de um ano de experiência em Itália. Os restantes cinco elementos que ingressam na equipa provêm da categoria júnior, são eles João Dinis e João Torres (ambos anteriores corredores da equipa júnior da Rádio Popular), Fábio Costa (ex Barcelos), Pedro Miguel Lopes (ex Roriz) e Pedro José Lopes (ex Alcobaça) completam o conjunto oliveirense.

Na mesma sessão foi apresentada a equipa da Escola Bruno Neves para a presente temporada.