Está aberto, até ao dia 31 de maio, o prazo para a entrega dos trabalhos de poesia do XVII Concurso Agostinho Gomes.
A iniciativa, que resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães, tem como objetivo estimular a produção de originais de poesia e simultaneamente homenagear um grande vulto da poesia do município, natural da freguesia de Cucujães.
Agostinho Gomes nasceu na freguesia de Couto de Cucujães, deste Município de Oliveira de Azeméis, a 7 de Janeiro de 1918 e faleceu a 11 de Julho de 1998 em Mafamude, Vila Nova de Gaia. Após a instrução primária e secundária, frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluiu a licenciatura em Filologia Românica e o curso de Ciências Pedagógicas, exercendo professorado em diversos estabelecimentos de ensino. Para além da colaboração em diversos jornais e revistas como autor literário, está integrado em diversas antologias e foi traduzido e objeto de críticas literárias em França, Bélgica e Espanha, tendo publicado vários livros e destacando-se como poeta.
O concurso pretende ainda a criação e consolidação de hábitos de leitura e escrita, bem como valorização da cultura do concelho, destinando-se a cidadãos/ãs, escritores/as ou não.
É instituído no âmbito deste concurso a modalidade “Geral” para concorrentes com idade superior a 18 anos e a modalidade “Prémio Revelação Juvenil” à qual só poderão concorrer jovens até aos 18 anos de idade inclusive.
Os trabalhos podem ser entregues pessoalmente na biblioteca, por correio eletrónico (concurso.ago[email protected]) ou por via postal para Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Rua General Humberto Delgado, 3720-254 Oliveira de Azeméis.