O seminário «Arqueologia e Desenvolvimento», que decorre nos dias 15 e 16 de Julho em Oliveira de Azeméis, vai colocar no centro do debate os sítios arqueológicos como factores de atracção turística e económica.
O evento, organizado pela autarquia e Associação Profissional de Arqueólogos, destina-se a arqueólogos, estudantes, autarcas, gestores do património, operadores turísticos e economistas.
O encontro, que vai avaliar as vantagens para o desenvolvimento local e regional da aposta em sítios arqueológicos, está dividido em seis sessões com a participação de especialistas nas diversas vertentes que estarão em discussão.
«Marketing e património: a arqueologia vende» é a primeira abordagem do seminário que falará ainda sobre «Sustentabilidade do Património», «Sítios arqueológicos como motores de desenvolvimento local/regional», «Arqueologia e responsabilidade social», «Promoção do património arqueológico», «Arequeologia e projectos turísticos» e «Desenvolvimento económico e património».
O presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Carlos Lage, falará sobre investimento em arqueologia e perspectivas de desenvolvimento económico, o último tema a ser abordado antes do encerramento dos trabalhos.
O seminário realiza-se na sala polivalente da biblioteca municipal Ferreira de Castro.