Para encerrar a 8.ª edição do Concurso de Presépios, e no sentido de assinalar a Noite de Reis, a Biblioteca Municipal promoveu um serão de contos que integrou a Cerimónia de Entrega dos Prémios aos laureados deste ano.
A sessão contou com a presença de Rui Ramos, natural do Porto, que deu vida a uma noite fria e chuvosa, estimulando a imaginação e criatividade de todos os ouvintes.
Para o contador «a crise só se vence com a imaginação. A imaginação é uma ferramenta, uma capacidade de visualizar, projetar, antever, explorar e experimentar ideias e conceitos antes de os concretizar. A imaginação é fundamental para a resolução de qualquer problema.»
O contador de histórias, autor, ilustrador, formador e, por vezes falcoeiro, começou a narrar profissionalmente em 2009 sendo o seu repertório repleto de lendas e fábulas, mitos e rábulas, que dão vida às histórias, curtas e compridas, tradicionais ou radicais.
No âmbito do concurso de presépios o júri premiou, na categoria infantil, o trabalho realizado pela Escola Básica do Picoto, com o título «Família».
Na categoria juvenil ficou a Escola Básica e Secundária de Fajões, com a obra «Uma Casa Diferente».
O Centro Social, Cultural e Recreativo de Pindelo venceu a categoria sénior com o presépio, intitulado «Já nasceu o menino».
O público também valorou os trabalhos e atribuiu ao presépio à Escola do Cruzeiro nº1 de Macinhata da Seixa o primeiro lugar da categoria infantil.
Na categoria juvenil ficou mais uma vez a Escola Básica e Secundária de Fajões, e na categoria sénior, o presépio do Lar de Santa Teresinha.
O concurso, lançado em 2014, contou com um total de 29 participantes: 16 na categoria infantil, 2 na categoria juvenil e 11 na categoria sénior.
Para Gracinda Leal, que presidiu a esta cerimónia, «trata-se de uma iniciativa que proporciona a todos os participantes uma maior vivência da mensagem natalícia, sensibilizando-os para a tradição cultural da construção do presépio».
«Promover a manifestação artística e a criatividade interinstitucional e individual, criando condições para a fruição literária, científica e artística é uma das minhas missões», disse a responsável pelo pelouro da cultura agradecendo a todos pela participação neste projeto.
A cerimónia encerrou com a tradicional sessão de contos, a cargo de Rui Ramos, que presenteou todos os presentes com uma viagem pelos mundos de encantar, onde todos os presentes poderam entrar e sonhar.
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promoveu um Serão de Contos que integrou a Cerimónia de Entrega dos Prémios...
Publicado por Azeméis é Vida em Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2016