A Câmara de Oliveira de Azeméis entregou os prémios aos vencedores da 13ª edição do concurso de poesia Agostinho Gomes.
O vencedor da edição deste ano foi Paulo Carreira com a poesia «Antigamente».
O júri distinguiu também com o segundo lugar Lurdes Breda, com a poesia «Fado» e o terceiro lugar, com o trabalho «O jardineiro», foi para António Accioly.
À semelhança das edições anteriores foi ainda atribuído pelo júri o Prémio Revelação Juvenil, a João Pedro Costa com a poesia «Bolhas de sabão».
A cerimónia de entrega dos prémios ofereceu ao público, que encheu o salão polivalente da biblioteca municipal Ferreira de Castro, o espetáculo «Contextos & Harmonia», um momento lúdico de celebração da poesia que busca a combinação entre a música e a poesia, o dinamismo e a criatividade, criando uma conjugação harmoniosa que tudo alberga e tudo torna possível.
A cerimónia inclui a leitura das poesias vencedoras por Ana Albergaria e Manuel Dias, um momento de guitarra pelos alunos do professor Fernando Tona da Academia de Música de Oliveira de Azeméis, a declamação de poesias da autoria dos poetas Ana Albergaria e Manuel Dias e o interlúdio musical de cavaquinhos.
O concurso de poesia Agostinho Gomes foi lançado em 2000 com o objetivo de estimular a produção de originais de poesia e homenagear um vulto da poesia do município de Oliveira de Azeméis, natural da freguesia de Cucujães.