Para encerrar a 6.ª edição do Concurso de Presépios, e no sentido de assinalar a Noite de Reis, a Biblioteca Municipal promoveu um serão de contos e a cerimónia de entrega dos prémios aos laureados do concurso.
A sessão contou com a presença do contador de histórias, natural de Trás-os-Montes, Vítor Fernandes.
O contador recorda que «um dia tropeçou nos contos e lembrou-se que na sua infância passava o tempo a ouvir as histórias contadas pela sua avó. Desde esse dia procurou formação e começou a contar histórias».
O narrador começou a narrar profissionalmente em 2010 e o seu repertório é repleto de contos de amor, de humor, de vivacidade, astúcia e emoção da tradição oral portuguesa.
No âmbito do concurso de presépios o júri premiou, na categoria infantil, o trabalho realizado pelo Patronato de Santo António, com o título «Família de todos os tempos».
De salientar que este foi o único presépio, na categoria infantil, a vencer o prémio do júri e do público.
Para a realização do presépio foram utilizados diversos materiais como revistas, agendas, madeira e gesso.
Na categoria juvenil ficou a escola básica Bento Carqueja com a obra «Se eu pudesse…».
A Obra Social de S. Martinho da Gândara venceu a categoria sénior com o presépio número 07, intitulado «Confraternização universal».
O público também valorou os trabalhos e atribuiu ao presépio do Patronato Santo António o primeiro lugar da categoria infantil.
Na categoria juvenil ficou o ATL da Misericórdia de Cucujães, e na categoria sénior, o presépio da Comissão de Melhoramentos de Ossela.
O concurso, lançado em 2013, contou com um total de 38 participantes: 18 na categoria infantil, 04 na categoria juvenil e 16 na categoria sénior.
A cerimónia encerrou com o cantar das janeiras, pelo rancho folclórico «A Chama» e com o espetáculo «EmReizado», uma viajem de descoberta, de partilha, de sentimentos e emoções.