A galeria Tomás Costa, na praça da cidade, tem patente entre os dias 02 e 23 de novembro, a exposição de cartoon e caricatura da autoria de Onofre Varela.
O artista nasceu no Porto em 1944 e frequentou o curso de Pintura da Escola de Artes.
Exerceu a profissão de desenhador em litografias, e de designer gráfico em agências de publicidade, antes de entrar nas redações de jornais como gráfico e ilustrador, em 1970.
Publicou desenhos no Mundo de Aventuras e nas revistas Flama e Seleções Femininas, e foi colaborador de várias publicações periódicas, destacando-se os jornais «O Primeiro de Janeiro» e «Jornal de Notícias».
Trabalhou na televisão (RTP) no programa da manhã «Às Dez» (1986-1988), desenhando a informação meteorológica em direto. No mesmo espaço interveio em programas infantis, desenhando, também em direto, a partir de sarrabiscos iniciados por crianças.
Expôs os seus trabalhos satíricos em Portugal, Espanha, França, Turquia, Macau e Brasil, esteve representado na exposição de caricaturas de Mário Soares, no Palácio de Belém, no final do último mandato do presidente da República, e ilustrou livros escolares, jogos e contos infantis, para a Editora Educação Nacional, Majora e Porto Editora.
Após a aposentação (2001) publicou desenhos na revista «O Tripeiro», no jornal «O Comércio do Porto», e iniciou colaboração com o semanário «O Gaiense».
A inauguração da exposição acontece no dia 02, pelas 16h00.