O programa é dado a conhecer às 15h00 no exterior do espaço da Feira Internacional de Lisboa (FIL), local onde se realiza a BTL entre os dias 2 e 6 de Março.
Este ano a Câmara de Oliveira de Azeméis apostou forte na promoção do evento, divulgando-o, pela primeira vez, na maior feira de turismo em Portugal.
A iniciativa, ponto de encontro de diferentes gerações, envolve a participação de dezenas de coletividades do concelho e mais de mil figurantes trajados a rigor e exibindo, numa representação fiel, práticas, utensílios e rotinas de gerações de antanho.
O Mercado à Moda Antiga nasceu em 1997 com o objetivo de se realizar apenas nesse ano mas o projeto acabou por ter continuidade e hoje é o maior cartaz cultural de Oliveira de Azeméis. Vinte anos depois, o Mercado à Moda Antiga arrasta multidões e é considerado a maior manifestação desse género na Área Metropolitana do Porto.
Em maio as ruas históricas da cidade de Oliveira de Azeméis vão voltar a “vestir-se” como há mais de 100 anos recriando usos e costumes e mostrando ofícios, múltiplo artesanato e os produtos que se comercializavam na antiga “Praça dos Vales”, atual Praça José da Costa.
O vigésimo aniversário do Mercado à Moda Antiga completa-se com a edição deste ano. Vai já longe o ano de 1997 quando a iniciativa, com o apoio da autarquia, se realizou pela primeira vez, por ação do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos (GRACC).
Desde que em 2014 os seus organizadores deixaram de liderar o evento por motivos profissionais a Câmara Municipal chamou a si a organização, reforçando a notoriedade do evento e continuando a apostar no potencial das coletividades que participam no certame.
O evento é organizado pela autarquia com a parceria da Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA).