A literatura policial vai estar em destaque nos encontros de leitura promovidos pela Câmara de Oliveira de Azeméis entre seis de Outubro e 16 de Dezembro.
As sessões, destinadas a todos aqueles que gostam de ler, realizam-se na biblioteca municipal Ferreira de Castro entre as 21h00 e as 23h00.
Durante três meses um grupo de pessoas vai reunir para conversar sobre livros cuja leitura incide na literatura policial.
A iniciativa, designada «Comunidade de leitores», pretende estimular os participantes a partilharem as suas leituras, reflectir e debater em comum temas, livros e autores de policiais, fortificando elos de sociabilidade.
A experiência, que se pretende que seja enriquecedora pela partilha de opiniões e comentários, tem como objectivo partilhar o prazer da leitura com outros leitores, descobrindo e confrontando os pontos de vista dos participantes sobre aquilo que leram.
Cada encontro de leitura e de leitores é organizado através de uma perseguição pelas avenidas principais e pelas ruas da literatura policial, com gangsters nem sempre bem sucedidos, detectives com mais sentimentos que pontaria certeira, assassinos profissionais que ouvem Bach enquanto limpam o 38, ou apenas simples mortais que tentam sobreviver a todo o custo.
A «Comunidade de leitores» reunirá quinzenalmente na biblioteca municipal sob a orientação do redactor, José Xavier Ezequiel.
A leitura, o debate e a reflexão sobre os diferentes estilos de literatura policial decorrem nos dias seis e 21 de Outubro, quatro e 11 de Novembro e dois e 16 de Dezembro.