Projecto da Casa da Música tem a participação de 20 alunos da escola EB 2,3 Bento Carqueja
Vinte alunos entre os 10 e os 15 anos da escola EB 2,3 Bento Carqueja estão a aprender como construir peças musicais no âmbito de um projecto liderado pela «Casa da Música» que está a decorrer no Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis.
A iniciativa, designada «A Casa vai a Casa» por ir ao encontro do público com dificuldade de se deslocar à Casa da Música, visa demonstrar que a música nasce da conjugação de muitos sons, permitindo ao público-alvo desenvolver processos criativos.
As crianças e jovens que participam no projecto estão a desenvolver, etapa a etapa, um processo de construção de peças musicais, que implica explorar a voz e instrumentos, ensaiar, cantar e tocar, culminando com a gravação de trechos musicais. Para tal contam com o apoio dos formadores Jorge Prendas e Joaquim Barros.
No final são seleccionados os melhores registos para a composição de obras originais e os participantes poderão ficar com um registo em CD das peças musicais que construíram ao longo das várias aulas.
A «Casa vai a Casa: Construção de peças musicais», envolvendo seis sessões de 60 minutos cada e com continuidade entre si, teve início a 2 Março e termina a 4 de Maio.
Iniciado em 2008, o projecto já visitou lares de terceira idade, centros de acolhimento de crianças e jovens, hospitais e unidades de reabilitação social e de reclusão.
Concebidas de acordo com o público a que se destinam, as actividades envolvem diferentes processos criativos e proporcionam aos grupos-alvo que, por vários motivos têm dificuldade de se deslocar à Casa da Música, a realização de pequenos programas com a sua marca.
O projecto assinado pela Casa da Música (
www.casadamusica.com) está a ser desenvolvido também junto das crianças até aos três anos, despertando-as para a música.
Durante as aulas, de 45 minutos, Jorge Prendas e Joaquim Barros analisam às terças-feiras, no Centro Lúdico, a capacidade que os pequenos têm, mal nascem, para comunicar através da música.
Entre jogos, brincadeiras e exercícios de ouvir e fazer, potenciam o desenvolvimento dos mais pequenos, acompanhados pelos educadores, propiciando um ambiente rico e diversificado que poderá ser facilmente revisitado no dia-a-dia.