O filme “A Ria, a água e o homem…”, do realizador oliveirense Matos Barbosa, vai ser exibido às 18h45 deste domingo na RTP2.
A película de animação, já distinguida no Brasil, Bósnia Herzegovina, Canadá, Eslovénia, Grécia, Itália e Portugal, foi produzida pelo Cine-Clube de Avanca (CCA) e Filmógrafo.
O filme reinventa a Ria de Aveiro num inesperado desenho animado a preto e branco, inspirando-se e recriando as paisagens e as gentes entre Ovar e a Torreira numa obra poética e documental.
Os desenhos são de Matos Barbos, a música de Debussy e os textos, lidos pelo ator Joaquim Almeida, são do escritor Raúl Brandão.
A obra cinematográfica, que teve a sua estreia no Festival de Cinema AVANCA, foi produzida no estúdio de animação do CCA e, entre outras entidades, teve o apoio do Ministério da Cultura através do Instituto do Cinema e Animação (ICA) e da RTP onde será exibido este domingo de páscoa ao final da tarde.
Matos Barbosa é autor de todos os desenhos que estão na origem do filme. Nascido em Oliveira de Azeméis em 1935, encontrou no desenho e no cinema a sua forma de expressão por excelência.
Dirigente do cineclube local, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.