Os alunos do I ciclo das escolas do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz estão a aprender a ler o foral de D. Manuel I, no âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral de Figueiredo e Bemposta.
Com recurso às novas tecnologias, foi projetada a página da chancelaria de D. Manuel I, onde figura cópia do texto do foral e foi daqui que se partiu para a explicação do que é uma carta de foro e de como os copistas recorriam a abreviaturas para poderem facilitar o seu trabalho.
Para as crianças, o primeiro contacto com a escrita em letra miúda e com pouco espaço entre as linhas faz parecer difícil decifrar o que está escrito no documento.
A ação de sensibilização que anda pelas escolas das três freguesias pretende fomentar a história local e aproximar a comunidade do Arquivo Municipal.
Na iniciativa esteve presente Armindo Nunes, presidente da união das freguesias, para quem «a escola deve ser vivida com atenção e interesse, uma vez que ela nos prepara para a vida».
«Por isso, trabalho, disciplina e amizade são os ingredientes fundamentais», concluiu.
A sessão, denominada «À descoberta do Foral», culminou com uma atividade de escrita criativa onde não faltaram as penas gráficas e a tinta-da-china.