O número de animadores socioculturais tem crescido de forma contínua e Portugal ocupa hoje uma posição de liderança no sector, afirmou Carlos Costa, o presidente do 13º Congresso Internacional de Animação Sociocultural, a decorrer em Oliveira de Azeméis entre 17 e 19 de Novembro.
Em declarações à EDV Informação, o responsável disse que esta classe profissional soube-se impor ao longo dos tempos, sendo «cada vez mais» procurada principalmente por jovens.
«A classe está a crescer muito rapidamente de ano para ano, fruto, sobretudo, da oferta formativa disponível, que vai desde o ensino secundário ao ensino superior», referiu Carlos Costa, estimando que existam «mais de dez mil animadores» espalhados por todo o País.
«Hoje temos mais de 100 escolas profissionais que ministram o curso de Animação Sociocultural e cerca de duas dezenas de instituições de ensino superior com licenciatura na área. Além disso, já temos mestrados e doutoramentos em Animação Sociocultural», frisou.
«Ocupamos uma posição de liderança à escala internacional, pois somos o único país do mundo com uma licenciatura em Animação Sociocultural», destacou.
O congresso, «Voluntariado e Cidadania Activa», que reunirá participantes nacionais e estrangeiros, é organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC).
«As expectativas para este congresso são elevadas, daí esperarmos uma excelente adesão que pode ultrapassar as 600 inscrições», sublinhou Carlos Costa.
A 13ª edição do Congresso Internacional de Animação Sociocultural - centrada no Cine-Teatro Caracas, em Oliveira de Azeméis - pretende «celebrar o 10º aniversário do Ano Internacional do Voluntariado da ONU, proclamar 2011 como o ano Europeu do Voluntariado, difundir o valor e impacto do voluntariado em animação sociocultural e destacar a sua contribuição para o desenvolvimento comunitário».
A reunião magna também vai divulgar informação sobre as possibilidades de voluntariado em animação sociocultural e procurar motivar as pessoas para o envolvimento neste tipo de acções.
A cerimónia de abertura está marcada para as 10:00 do dia 17, entre outras, vai contar com as intervenções de Verónica Vieira (presidente da APDASC) e de Hermínio Loureiro (presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis). No dia final, a partir das 13:00, serão apresentadas as conclusões e entregues os diplomas.
Durante os três dias vai decorrer uma Feira do Livro de Animação, Educação e Psicologia - nos dias 17 e 18, estará aberta das 10:00 às 18:00 e, no dia 19, das 10:00 às 12:00.
O subespaço regional do Entre Douro e Vouga acolhe pela primeira vez um congresso internacional de animação sociocultural.