A Comissão Coordenadora das Comemorações dos 500 anos do Foral de Figueiredo e Bemposta promove no dia 05 de julho a conferência "Entre poder central e poder local: no contexto dos forais Manuelinos", proferida pela professora Maria Alegria Fernandes Marques.
A iniciativa acontece às 19h00 nos Paços do Antigo Concelho de Figueiredo e Bemposta tendo como objetivo contextualizar as relações entre o poder local e o poder central no início do século XVI, por forma a que o público em geral conheça a conjuntura em que o foral de Figueiredo e Bemposta foi outorgado.
Maria Alegria Fernandes Marques é professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Exerceu ao longo da sua carreira diversos cargos directivos na Faculdade de Letras, entre os quais o de Presidente do Conselho Directivo (2002-2004), bem como das suas unidades de investigação (Instituto de História Económica e Social / FLUC e Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra).
É desde 2011 subdirectora do Departamento de História, Arqueologia e Artes da FLUC. Fez parte da equipa responsável pelo Projeto do Museu Cisterciense de Alcobaça.
Autora de numerosas publicações centradas nas temáticas do poder local na Idade Média, forais manuelinos e o papel da Ordem de Cister em território nacional.
Em 2005 recebeu o prémio Aboim de Sande Lemos, da Academia Portuguesa da História.