O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, que se realizou entre 28 de março e 1 de abril, refletiu novamente a forte aposta de Oliveira de Azeméis na Cultura.
Durante vários dias, centenas de músicos de metais e de madeiras, vindos de Portugal e de todo o mundo, e divididos nas categorias infantil, juvenil, júnior e sénior, mostraram todo o seu talento nas instalações do Cineteatro Caracas, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no auditório da
Junta de Freguesia e na Academia de Música de Oliveira de Azeméis.
A expressão local, regional e nacional do evento, aliada ao talento dos músicos, está na base da iniciativa, lançada em 2006, e que desde então já ganhou um lugar de destaque no calendário cultural de Oliveira de Azeméis.
A forte adesão registada logo na primeira edição resultou na internacionalização do formato do concurso. Hermínio Loureiro, presidente do município, refere que “a abertura do evento a músicos de todo o mundo reflete o reconhecimento público à aposta da autarquia na cultura e, em particular, na promoção dos valores musicais num Concelho caracterizado por uma forte cultura musical”.
A iniciativa cultural encerrou com o Concerto de Laureados, no dia 02 de abril, que levou ao palco do Cineteatro Caracas os novos talentos e dotes musicais dos participantes.