Os usos e os costumes do final do século XIX e princípio do século XX vão animar o centro histórico de Oliveira de Azeméis nos dias 19 e 20 de Maio com a organização do Mercado à Moda Antiga, um dos maiores eventos culturais no âmbito da Área Metropolitana do Porto.
O evento já ganhou notoriedade nas 15 vezes em que saiu à rua, juntando milhares de visitantes e dando a conhecer como era o mercado que se realizava há mais de 100 anos no centro da cidade, no local onde está implantada atualmente a Praça José da Costa (jardim público).
É neste espaço, e ruas adjacentes (Bento Carqueja e António Alegria e Praça da República), que artesãos e dezenas de associações recreativas, culturais e humanitárias do concelho montam as suas tendas à moda antiga fazendo reviver o tempo dos nossos antepassados, transformando o cenário no maior cartaz cultural do município.
A programação cultural em Oliveira de Azeméis assenta em alguns eventos de qualidade, salientando-se o Mercado à Moda Antiga e o Ciclo da Primavera, duas referências no panorama da região e que constituem alternativas a roteiros de outras cidades metrópoles.
Ao longo dos dois dias de realização há de tudo para ver, comprar e provar: utensílios usados em muitos ofícios da época, artesãos a trabalharem ao vivo em profissões antigas com o é o caso, por exemplo, do tamanqueiro, oleiro, chapeleiro, tecelão, vendedoras e as padeiras do famoso pão de Ul.
Os motivos são mais que suficientes para uma visita ao centro da cidade. Conjugado com a vertente histórica, onde os usos e costumes se misturam com o ar antigo da cidade, não faltam, ao longo das ruas, danças e cantares, bombos e gigantones, animação e música tradicional.
A gastronomia é presença obrigatória para reconfortar os estômagos mais famintos. Pratos típicos, donde sobressaem os rojões e outras iguarias locais como o pão de Ul, estão dispostos em tasquinhas ao longo da extensa zona pedonal.
Quer à volta da mesa, quer visitando as dezenas de tendas com os mais variados produtos, animais e peças de artesanato juntam-se milhares de pessoas numa partilha de conhecimento entre os mais novos e os mais velhos das 19 freguesias do concelho.
A organização pretende ir mais além do envolvimento das associações no evento, esperando contar com a participação do comércio local através da decoração das montras, do trajar a rigor do seu ‘staff’ e da abertura dos estabelecimentos nesse fim-de-semana.
Em 2011 o Mercado à Moda Antiga envolveu mais de três dezenas de coletividades, num total de uma centena de tendinhas, expositores e tasquinhas tradicionais.
A primeira edição do Mercado à Moda Antiga foi realizada em 1997 sendo uma organização conjunta da secção cultural do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos (GRACC) e da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Para mais informações consulte http://mercadomodaantiga.cm-oaz.pt