As obras de reparação da Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis tem o apoio da Câmara Municipal, que vai atribuir a Associação de Defesa e Conhecimento do Património Oliveirense (entidade que gere o espaço) a quantia de 10 mil euros para a resolução dos problemas das infiltrações de águas pluviais e do estado de ruína do telhado. O apoio foi formalizado com a assinatura do contrato-programa entre o município e os responsáveis da instituição. A reparação incidirá sobre o telhado, remoção de materiais e retificação das anomalias relacionadas com a infiltração de águas pluviais.
Segundo os dirigentes do Museu, a intervenção é urgente face a iminência de ruir o teto do edifício situado na rua António Alegria, no centro da cidade.
Hermínio Loureiro realca “a importância que a instituição tem no contexto cultural oliveirense” e sublinha “a necessidade de melhorar as condições físicas do edifício, para que o museu mantenha o seu extraordinário trabalho”. A vereadora Gracinda Leal destaca o facto de se tratar de “um edifício antigo que alberga um vasto e importante espólio patrimonial concelhio”, afirmando, ainda, que “o montante a atribuir e de 10 mil euros (e não de 7 500 euros como consta do pedido de auxílio financeiro feito pela Direção)”. O presidente da Direção do Museu, Samuel Oliveira, agradeceu a autarquia a colaboração, que permitirá preservar o valioso espólio arqueológico e cultural que acolhe. A. Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis foi inaugurada em 1990.