Biblioteca municipal: 2500 leitores no 2º aniversário
Data: 16/12/2009
Em dois anos de funcionamento a biblioteca municipal atingiu já os 2500 leitores inscritos
O balanço dos dois anos de funcionamento da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC) «é positivo», tendo em conta as actividades desenvolvidas no âmbito da promoção do livro e da leitura, afirmou a vereadora responsável pelo pelouro da Cultura na autarquia, Gracinda Leal.
Em declarações à EDV Informação, a autarca revelou que o equipamento desde a sua abertura - a 14 de Dezembro de 2007 - regista cerca de 30 mil empréstimos domiciliários, 2.500 leitores inscritos e um catálogo com 40 mil documentos.
«É um tempo ainda curto de existência, mas já muito rico em actividades e os dados disponíveis revelam bem o sucesso que este equipamento tem no desenvolvimento cultural do concelho», disse.
Até esta quinta-feira a BMFC oferece ao público um conjunto de propostas, cumprindo o programa comemorativo que terminará, às 21:30 desse dia, com a palestra «O excelentíssimo senhor bacalhau», numa parceria entre a Confraria do Bacalhau, de Ílhavo, e a Confraria das Papas de S. Miguel.
«Pensamos que esta palestra se enquadra bem na época natalícia que estamos a viver, dando ideias enriquecedoras e aumentando os nossos conhecimentos sobre um peixe que é muito utilizado na gastronomia portuguesa», referiu Gracinda Leal.
A BMFC tem procurado cumprir os objectivos consignados no manifesto da UNESCO no que concerne aos princípios do acesso gratuito à informação, à educação, à cultura e ao lazer através do prazer da leitura.
«A biblioteca continua a dinamizar projectos e actividades, direccionadas a vários públicos, desde a infância aos idosos», explicou, destacando a realização de sessões de leitura, encontros, ateliês, concertos, debates, «workshops», palestras, conferências, exposições e acções de formação.
Os projectos desenvolvidos estão articulados com o Plano Nacional de Leitura e integrados no Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura.
Em dois anos de vida o equipamento avançou com alguns «planos inovadores», desde o programa «Visitas a Valer» às actividades «Na biblioteca em férias» e «Zona jovem» e ao projecto de voluntariado «Guardiões da biblioteca».
O concurso de poesia Agostinho Gomes, o concurso E-Conto, o projecto virado para os idosos «Gerações Cruzadas» e programas de leitura para a primeira infância, completam o conjunto de acções.