Um roteiro rodoviário pelas «Casas de Brasileiro» foi a forma que a Câmara de Oliveira de Azeméis arranjou para se agregar à comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2012.
A iniciativa, subordinada ao tema «Do património mundial ao património local: proteger e gerir a mudança», integrou uma visita ao palacete de Dona Joana Brandão, situado na rua António Alegria, em Oliveira de Azeméis, à Quinta de Nossa Senhora do Brasil, na freguesia de S. Martinho da Gândara, aos palacetes da Quinta do Sol e Vila Brandão, na freguesia de Cucujães, e ainda à imponente Vila Verde, na freguesia de Cesar.
Cerca de duas dezenas de participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a diversidade dos opulentos edifícios que marcam a paisagem urbana de algumas das ruas do concelho.
A viagem permitiu ainda o enquadramento social, económico e cultural do património histórico de Oliveira de Azeméis.
Recorde-se que as «Casas de Brasileiro» correspondem às habitações construídas pelos emigrantes que se deslocaram ao Brasil no século XIX e que por lá fizeram fortuna, voltando posteriormente ao seu país de origem onde construíram casas que traduzem o seu estatuto social.