A Câmara de Oliveira de Azeméis entregou os prémios aos vencedores da 12ª edição do concurso de poesia Agostinho Gomes.
O vencedor da edição deste ano foi Daniel Gonçalves, da ilha de Santa Maria, arquipélago dos Açores, com o trabalho «Poema com Mário cesariny: como uma canção desesperada».
O júri distinguiu ainda com o segundo lugar Fernando Paulo Ribeiro de Sousa, do Porto, com a poesia «Utopia». O terceiro lugar, com o trabalho «Feridas» foi para Alberto Pereira, da Parede.
À semelhança das edições anteriores o júri atribui o Prémio Revelação Juvenil, ganho por Beatriz Helena Villegas Mendes com «Poesia na primeira pessoa (parte I e II).
A cerimónia de entrega dos prémios ofereceu ao público, que encheu o salão polivalente da biblioteca municipal Ferreira de Castro, o espectáculo teatral «À volta da língua» sobre a poesia, a partir de textos exclusivamente de autores portugueses.
O espectáculo, que evidenciou a língua portuguesa como língua viva, ofereceu uma leitura diferente aos textos, apresentando-os na sua forma, conteúdo e sonoridade.
A representação, através da actriz Cristina Paiva, foi da responsabilidade da companhia «Andante», de Alcochete.
O concurso de poesia Agostinho Gomes foi lançado em 2000 com o objectivo de estimular a produção de originais de poesia e homenagear um vulto da poesia do município de Oliveira de Azeméis, natural da freguesia de Cucujães.
Em 12 edições, a organização, a cargo da autarquia, Junta de Freguesia de Cucujães e departamento cultural do Núcleo de Atletismo de Cucujães, a organização admitiu já 3259 trabalhos a concurso de 1632 concorrentes.
Em 2011 concorreram 201 participantes (dos quais 74 estrangeiros) com 340 trabalhos.
Agostinho Gomes, nasceu na freguesia de Couto de Cucujães, a 7 de Janeiro de 1918 tendo concluído na Universidade de Coimbra a licenciatura em Filologia Românica e o Curso de Ciências Pedagógicas.
Leccionou em vários estabelecimentos de ensino e repartiu a sua vida entre o professorado e a actividade literária.