O Plano Municipal da Cultura (PMC) pretende «melhorar a eficácia da ação do município indo ao encontro das necessidades dos munícipes», afirmou a vereadora do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, na sessão de apresentação do PMC que decorreu na Biblioteca Municipal.
Para Gracinda Leal, «a cultura desde sempre assumiu um papel importante na vida das pessoas, pelo que é tempo de reconhecer o seu peso na comunidade e na economia de um povo».
«Nos dias de hoje, em que o contexto socioeconómico não é favorável, a cultura continua a ser um pilar de desenvolvimento, um aliado da pessoa humana, conferindo-nos uma identidade», referiu.
O documento estratégico para as políticas de atuação do município no que respeita às atividades culturais constitui-se, de acordo com a autarca, como um «instrumento de planeamento hábil, tendo sido elaborado com base numa metodologia democrática e participativa, desde a realização de sessões nas diversas freguesias, quer na resposta a questionários, mobilizando a sociedade civil e as instituições».
Recorde-se que a ação, iniciada em 2010, incluiu, numa primeira fase, o levantamento por áreas temáticas dos projetos desenvolvidos e equipamentos existentes no concelho, com base nos dados disponíveis nos diversos serviços municipais.
Foram ainda realizadas sessões de trabalho temáticas com os representantes das juntas de freguesia e associações, destinadas à obtenção de informação das atividades desenvolvidas e das suas expectativas.
Depois do processo de auscultação da população, através de um inquérito individual, e da análise dos respetivos resultados, surge agora a apresentação pública.
«O PMC será um suporte valioso na futura atuação municipal, conferindo coerência, transversalidade e eficácia à sua ação concreta e física no território», disse Gracinda Leal, anunciando que «nele se apontam caminhos e soluções concretas, que consolidam os equipamentos que potencializam diferentes ações culturais».
«Sem Cultura, nenhuma comunidade poderá ultrapassar as suas dificuldades», concluiu.
Consulte AQUI o Plano Municipal da Cultura