Cerca de 20 alunos da escola secundária Soares Basto estiveram reunidos no arquivo municipal para participar no atelier «Uma viagem pela pré-história».
Sob a orientação de Pedro Cura, arqueólogo do Museu de Arte Pré-histórica de Mação, os alunos aprenderam os modos de vida e técnicas utilizadas pelos australopithecus, homo habilis, homo erectus e homo sapiens.
«É a segunda vez que a autarquia recebe com agrado este atelier didáctico», afirmou a responsável pela gestão do equipamento.
Segundo Gracinda Leal «este tipo de iniciativas são fundamentais para a componente de estudo dos alunos».
«A iniciativa surge após várias investigações e experimentações de apoio à arqueologia», disse Pedro Cura.
Para o formador, «este é um excelente veículo de demonstração das réplicas de materiais e das técnicas utilizadas pelos povos pré-históricos».
Na oficina, que apresentou o período da história que antecede a invenção da escrita, estiveram ainda presentes os professores e técnicos da autarquia.
No final do atelier a vereadora entregou os prémios aos alunos criadores das mascotes «Doc.Mento» e «Lupinha», no âmbito do concurso «Uma imagem para as nossas mascotes» promovido pelo serviço educativo do arquivo municipal.
O aluno Diogo Costa, do 11º ano do curso profissional técnico de Multimédia, da escola Secundária Soares Basto, foi o vencedor do desafio.
Adriana Soares e Sérgio Silva arrecadaram menções honrosas.