O poema da autoria de Lisa Alves Azevedo venceu a edição de 2018 do Prémio de Poesia Agostinho Gomes.
A vencedora, natural de Lisboa, arrancou o primeiro lugar entre os 416 concorrentes com o poema “Magia”. Em segundo lugar ficou Maria Manuela Ferreira, de Ponte de Lima, com o poema “No Perímetro da Morte”. O terceiro lugar foi conquistado por Tânia Carina Azenha, de Cantanhede, que concorreu com o poema “Deram-me o Mundo…”.
O concurso contempla também o prémio Revelação Juvenil que foi entregue a Martim da Silva Costa, de S.Roque, Oliveira de Azeméis, com o poema “Se eu Pudesse…”.
O concurso de poesia Agostinho Gomes foi instituído pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com a junta de freguesia de Cucujães e Núcleo de Atletismo de Cucujães com o objetivo de estimular a produção de originais de poesia e homenagear o patrono do prémio criado em 2000.
A cerimónia de entrega dos prémios presenteou o público, que se reuniu na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, com muita poesia e com o espetáculo “Aleatório: Concerto de palavras ao acaso” pelo grupo Andante.
No final do serão, as poesias premiadas foram recitadas por Cristina Paiva da Andante.
De forma a assinalar o encerramento das Comemorações do Centenário de Agostinho Gomes, procedeu-se à assinatura dos termos de doação de parte de espólio de Agostinho Gomes ao Município pela família.
Estiveram presentes, em representação das entidades promotoras do concurso, a Vereadora da Câmara Municipal, Dra. Ana de Jesus, a Dra. Ana Susana Fonseca, em representação da Junta de Freguesia de Cucujães, Mário Rui Lopes, na qualidade de representante do júri e Margarida Leite, pelo Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC).