O Dia Mundial da Poesia foi comemorado em Oliveira de Azeméis com a performance singular de António Domingos “A Visita do Sr. Engenheiro – 7 poemas de Álvaro de Campos”, que decorreu na Galeria Municipal Tomás Costa, para uma plateia atenta e rendida à beleza poética, tanto pela originalidade da interpretação, como pelo encanto das palavras ditas.
Ao longo de 50 minutos, o personagem criado por António Domingos apresentou um criativo monólogo, em que percorreu sentimentos, verdades, pensamentos, esperanças, lançando um olhar diferente sobre a vida e a poesia.
Do programa comemorativo constou, igualmente, a abertura da 23.ª edição do concurso Agostinho Gomes pelo Vereador da Cultura, Rui Luzes Cabral, que tem como objetivo estimular a produção de originais de poesia e, simultaneamente, homenagear um grande vulto da poesia do município, natural da freguesia de Cucujães.
A iniciativa resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Junta de Freguesia de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), sendo o júri composto pelo escritor local Luís Aguiar, por Ana Filipa Pinho, ex-premiada do concurso, José Carlos Soares, professor, escritor local e membro do Centro de Estudos Ferreira de Castro, por Margarida Leite, diretora do departamento cultural do NAC e Susana Fonseca, membro do executivo da Junta de Freguesia de Cucujães.
No âmbito deste concurso foi instituída a modalidade “Geral” para concorrentes com idade superior a 18 anos e a modalidade “Prémio Revelação Juvenil” à qual só poderão concorrer jovens até aos 18 anos de idade, inclusivamente. O prazo para a entrega dos trabalhos terminará no dia 31 de maio de 2022.
O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis para consulta no site da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do seguinte link: https://bit.ly/36xHWcx