Exposição “Imagens de quem somos! Pela objetiva de Fernando Paúl” assinala o centenário do nascimento do mais prestigiado fotógrafo oliveirense

Data: 14/02/2022
Decorreu no passado sábado a inauguração da Exposição “Imagens de quem somos! Pela objetiva de Fernando Paúl”, comemorativa do centenário do nascimento do mais prestigiado fotógrafo oliveirense, cerimónia onde marcaram presença, para além de diversas entidades municipais, a filha e a neta de Fernanda Paúl.

Também a Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis se associou à iniciativa, abrilhantando a sessão com algumas músicas do nosso cancioneiro popular.

A exposição, composta por 17 painéis, mostra a vida e obra do fotógrafo Fernando Paúl, e pretende homenagear a sua memória e o importantíssimo papel que desempenhou na preservação da história, dos costumes e das tradições oliveirenses.

Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal, refere que Fernando Paúl “foi um oliveirense notável que dedicou toda a sua vida à fotografia e que a sua qualidade técnica e artística surpreende pela beleza e pela particular sensibilidade com que captou os mais importantes momentos do quotidiano da nossa terra”.

Já a filha do homenageado, Branca Paúl, “explica que iniciativas como esta permitem perpetuar o amor, a dedicação e o carinho que Fernando Paúl entregou a Oliveira de Azeméis e realça no pai os valores de integridade e honestidade, lembrando um homem de coração humilde e de imensa bondade que sempre colaborou em iniciativas que ajudassem as suas gentes.”

Patente ao público no Mercado Municipal Provisório até 12 de março, a exposição irá posteriormente percorrer todas as freguesias do concelho para divulgar o importante acervo fotográfico deixado pelo fotógrafo e de forma a chegar a todos os oliveirenses.