Oliveira de Azeméis vê nascer a primeira companhia profissional de teatro, projeto que é apoiado pela Câmara Municipal e pela Direção-Geral das Artes. Bandevelugo é a nova companhia, com sede em Carregosa, que pretende a aproximação do teatro às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos.
O apoio da Câmara Municipal pretende viabilizar a digressão do espetáculo, reconhecendo que o teatro é não só uma importante referência no mundo das artes, como tem um papel fundamental para a formação e para o desenvolvimento da cultura no concelho.
Tendo estreado a 30 de outubro, no Auditório Diamantino Melo, em Carregosa, o coletivo Bandevelugo continuará a percorrer todas as freguesias e uniões de freguesia do nosso concelho durante o mês de novembro, levando à cena a peça de teatro “A Tempestade,” de William Shakespeare, com encenação de João Amorim e Ricardo Correia.
Os Bandevelugo combinam a dramaturgia e a literatura, mas partem da memória imaterial do concelho de Oliveira de Azeméis, legitimando e valorizando o património cultural, as vivências identitárias e a expressão artística dos oliveirenses.