A Banda Musical de Fajões está a proceder a obras de beneficiação do seu edifício sede através de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020, Medida 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, com o objetivo de resolver um conjunto de problemas estruturais do edifício.
À Câmara Municipal cumpre o direito de informar, nesse âmbito, uma comparticipação financeira de 11 mil euros que abre caminho para a conclusão das reparações em curso, permitindo a realização de um conjunto de trabalhos imprevistos que surgiram no decorrer das obras e que colocavam em risco a conclusão da obra.
As atividades da Banda Musical de S. Martinho de Fajões são fundamentais para potenciar o desenvolvimento cultural, artístico e social da comunidade de Fajões e do concelho sendo que este passo na melhoria das instalações é importante no atual período de pandemia em que a associação viu suspensa toda a sua atividade, com um forte impacto ao nível financeiro.
Das suas atribuições destacam-se, para além da formação musical, a promoção e participação em festas, saraus, concertos e outros eventos culturais de divulgação da cultura oliveirense, que por causa do risco de contágio epidemiológico foram cancelados ou adiados, esperando-se que a muito curto prazo venham a ser relançados em benefício da cultura oliveirense.