Estão abertas até ao dia 30 de maio as candidaturas à 3ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro.
O prémio pretende homenagear a figura incontornável do escritor nascido em Ossela, Oliveira de Azeméis sendo atribuído pela Imprensa Nacional, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da ação cultural junto das comunidades portuguesas.
Os participantes devem ser portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro.
Esta edição, como as anteriores, além da homenagem visa reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas e estimular a participação de portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendentes.
O galardão tem uma periodicidade anual e distingue trabalhos inéditos nas áreas de Ficção e Poesia. Além do valor pecuniário, de 5000 euros, o prémio contempla também a publicação da obra vencedora pela Imprensa Nacional com tiragem máxima de 2000 exemplares,
O júri é composto pelo académico Carlos Reis (que o preside), pela editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes, e pela professora universitária Fátima Marinho.
Os originais das obras concorrentes podem ser apresentados presencialmente ou por correio, registado com aviso de receção, no seguinte local:
Imprensa nacional – Casa da Moeda
A/C da Unidade de Edição e Cultura “Candidatura ao Prémio Imprensa Nacional/ Ferreira de Castro”
Rua da Escola Politécnica, nº 135
Código Postal: 1250-100 Lisboa