A freguesia de Ul viveu um fim-de-semana de emoções com o projeto “Há Festa na Aldeia”, uma iniciativa que juntou no Parque Temático Molinológico usos e tradições mas também a gastronomia local, o património e a música tradicional.
“Esta foi uma iniciativa de promoção do mundo rural e da sua genuinidade, em particular dos hábitos e das potencialidades da freguesia não tendo faltado motivos de interesse para quem nos visitou”, afirmou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
“O projeto ‘Há Festa na Aldeia’ iniciou-se em 2013 e desde então o balanço desta festa genuína tem sido muito positivo mostrando junto do público as raízes e a identidade desta freguesia do concelho, classificada como Aldeia de Portugal”, acrescenta o autarca.
Durante dois dias a aldeia avivou a memória dos visitantes sobre as suas formas de vida ao longo do tempo através de objetos e suportes documentais, físicos e patrimoniais.
A enriquecer esta memória decorreram outras iniciativas desde a venda de produtos locais à realização de jogos tradicionais e atividades radicais aproveitando a beleza proporcionada pela Natureza.
O presidente da autarquia realça as potencialidades da aldeia e a oportunidade dos visitantes contactarem com a rusticidade, os hábitos e as origens da freguesia através de um programa cultural intenso que foi do agrado do público.
Para o êxito contribuiu o envolvimento da comunidade local, de associações, empresas e entidades parceiras.
“Não teríamos atingido o sucesso sem o apoio importante da ADRITEM (Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria), da Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis, das freguesias de Ul, Travanca e Loureiro abrangidas pelo parque Temático Molinológico, dos expositores e das empresas Nova Arroz e Caçarola”, refere o presidente da Câmara, Joaquim Jorge.