A freguesia de Ul, em Oliveira de Azeméis, viveu em grande a sexta edição do projeto “Há Festa na Aldeia”.
No último fim-de-semana o núcleo principal do Parque Temático Molinológico transformou-se numa montra das tradições, cultura, história, usos e costumes da freguesia mostrando o que de melhor tem para oferecer aos visitantes.
A iniciativa realçou a genuinidade rural de Ul e das suas gentes através de um vasto programa ao qual não faltou, ao longo dos dois dias, animação, gastronomia típica, jogos tradicionais, um mercado com produtos regionais e muita música.
A abertura do evento contou com a presença do presidente da autarquia, Joaquim Jorge, dos vereadores da cultura Rui Luzes Cabral e Ana de Jesus, do presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Ul, Madaíl, Macinhata da Seixa e Santiago de Riba-Ul, Manuel Alberto Pereira, e de responsáveis ligados à organização.
Lançado pela Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) mas agora sob a gestão da Associação de Turismo de Aldeia (ATA), o projeto “Há Festa na Aldeia” é uma iniciativa de desenvolvimento rural que propõe, através do envolvimento das suas gentes, evidenciar a história e a cultura das localidades promovendo a identidade local, o património, o reforço do tecido económico, a criação de emprego e o desenvolvimento do turismo.
A Associação do Turismo de Aldeia foi criada em 1999 conjugando esforços, em parceria com as Associações de Desenvolvimento Local (GAL) para a dinamização dos seus territórios e a promoção turística, a valorização dos recursos endógenos locais e regionais.
O evento na freguesia de Ul foi desenvolvido em parceria com a ADRITEM, da qual faz parte o município de Oliveira de Azeméis.