A cidade de Oliveira de Azeméis está em contagem decrescente para receber, pela primeira vez, o Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo.
É já no dia 8 de julho (22:00) que a lendária Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou, a mais antiga das grandes orquestras africanas ainda em atividade, se apresenta ao público na Praça da Cidade.
Em palco vão estar 10 músicos que prometem uma noite cheia de ritmos e de sonoridades ligadas aos cerimoniais festivos do Benim, um pequeno país da África Ocidental de múltiplas heranças musicais e culturais.
Os músicos serão responsáveis por uma explosiva mistura de ritmos que vão desde o afrobeat à rumba africana, funk, soul, jazz, disco sound, Groove e latino.
Na primeira vez que recebe um espetáculo do Festim Oliveira de Azeméis tem a oportunidade de viver e celebrar em grande uma noite repleta de musicalidades e sons africanos.
O município oliveirense aderiu este ano à rede intermunicipal de itinerância do Festim juntando esta manifestação cultural a muitas outras que se realizam ao longo do ano.
O presidente da autarquia, Joaquim Jorge, considera que o evento terá todas as condições para atrair muitos visitantes oferecendo a estes novas expressões e realidades musicais.
O autarca espera que “os oliveirenses participem e encham a Praça da Cidade escutando novas sonoridades e vivendo mais um importante momento da nossa cultura”.
Com o apoio do Ministério da Cultura, o Festim é o único festival português a integrar a rede europeia “European Forum of Worldwide Musica Festivals” tendo recebido, pela segunda vez, o selo de qualidade “EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe”.