A Câmara de Oliveira de Azeméis vai assinalar, no decorrer de 2018, o centenário do nascimento do poeta Agostinho Gomes com um alargado programa de comemorações.
Depois de ter perpetuado já a sua memória com a instituição, em 2000, do prémio literário com o seu nome, a autarquia vai homenagear, no próximo ano, o poeta nascido a 7 de janeiro de 1918 na freguesia de Cucujães com um vasto programa de iniciativas culturais.
Agostinho Gomes exerceu a profissão de professor e ministrou cursos nas universidades de Estrasburgo e Bordéus, França, e no Instituto Superior de Administração e Contabilidade do Porto.
Detentor da licenciatura em Filologia Românica e do Curso de Ciências Pedagógicas, Agostinho Gomes publicou em vida 11 obras poéticas, três livros de ficção e seis ensaios, além de artigos publicados na imprensa.
Em 2004, a autarquia editou a obra Agostinho Gomes, vida literária (aos que depois de mim vierem), da autoria de Rosa Maria Oliveira, destinada a comemorar o 5º ano do Concurso Nacional de Poesia Agostinho Gomes que tem vindo a registar uma afluência crescente.
O poeta, para sempre na memória dos oliveirenses, colaborou em jornais e revistas como autor literário, integrou diversas antologias e recebeu críticas literárias em França, Bélgica e Espanha.