A Exposição «Arnaldo Garcez: fotos da Grande Guerra», inaugurada pela autarquia no dia 4 novembro, procura documentar, através de uma extensa coleção de fotografias, a participação do Corpo Expedicionário Português (CEP) no teatro de operações europeu, durante a I Guerra Mundial.
Cedido pelo Centro de Audiovisuais do Exército, o arquivo de fotografias, uma pequena parte da coleção Garcez, procurou retratar o momento do embarque do Corpo Expedicionário Português, em Lisboa, existindo mesmo duas fotografias da preparação para o embarque do Regimento de Infantaria 24, regimento de Aveiro, com destacamento em Ovar, onde estiveram incorporados a maior parte dos oliveirenses que combateram na Grande Guerra. “Tentamos retratar aspetos quase do quotidiano, vividos pelos militares portugueses durante o período de permanência nas trincheiras”, refere João Tavares, arqueólogo da Câmara Municipal.
Segundo o arqueólogo, é importante que as pessoas vejam fotografias da Grande Guerra, relembrando a participação que os portugueses, e os oliveirenses em particular, tiveram na Grande Guerra.
A exposição estará patente ao público na galeria Tomás Costa até ao dia 26 de novembro, no horário de funcionamento, dispondo de um serviço de visitas guiadas.
Para proceder à inscrição deve contactar o Gabiente de Arqueologia, por email, ou através do número 256 690 100.