O poema da autoria de Tomas Nunes Pessoa dos Santos, venceu a edição de 2017 do Prémio de Poesia Agostinho Gomes.
O vencedor, natural da Malveira, arrancou o primeiro lugar entre os 744 concorrentes. Em segundo lugar ficou Celso Takashi Yokomiso, do Brasil, com o poema “Sentenças”. O terceiro lugar foi conquistado por Edweine Loureiro Norbertino, do Japão, que concorreu com o poema “Quadro Gótico”.
O prémio Revelação Juvenil premiou o poema “Louções formadas por substantivos femininos” de Katarine Nogueira Norbertino, do Brasil.
Estiveram presentes, em representação das entidades promotoras do concurso, a Vereadora da Câmara Municipal, Dra. Ana de Jesus, a Dra. Ana Susana Fonseca, em representação da Junta de Freguesia de Cucujães, Tavares Ribeiro, na qualidade de representante do júri e Ana Correia, pelo Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC).
A cerimónia de entrega dos prémios presenteou o público, que se reuniu na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, com muita poesia e interlúdios musicais interpretados pela Academia de Música de Oliveira de Azeméis: Leonardo Oliveira na guitarra e a Professora Ana Almeida e Inês Almeida nos violinos.
Nesta noite de festa e poesia, houve também uma homenagem a Agostinho Gomes protagonizada por Maria Luísa Castro (da família Agostinho Gomes), Isabel Marcolino e Joaquim Devesas.
No final do serão, as poesias premiadas foram recitadas por Abílio Mortágua, Irene Guimarães e Rita Vizinho.
O concurso de poesia Agostinho Gomes foi instituído pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com a junta de freguesia de Cucujães e Núcleo de Atletismo de Cucujães com o objetivo de estimular a produção de originais de poesia e homenagear o patrono do prémio criado em 2000.