O espetáculo de teatro “Em busca da joaninha dourada” e a distinção dos leitores em destaque durante 2016 assinalaram o 9º aniversário da biblioteca municipal Ferreira de Castro (BMFC).
A vereadora da cultura, Gracinda Leal, recordou o patrono da biblioteca que, através da sua literatura, levou o nome de Oliveira de Azeméis a todo o mundo.
A responsável do pelouro referiu-se em particular à publicação do seu primeiro livro (“Criminoso por Ambição”) que está na base das comemorações dos 100 anos da vida literária de Ferreira de Castro que decorrem até janeiro de 2017.
À semelhança de anos anteriores, a biblioteca entregou lembranças aos leitores que se destacaram este ano. Maria Albuquerque Xará (escalão 0-3 anos), Vicente Gomes de Oliveira (escalão 4-10 anos), João Alberto Queirós Correia Oliveira Teixeira (escalão 11-17 anos) e Liliana Mendes Azevedo (escalão +17 anos) foram os leitores com maior número de empréstimos domiciliários.
Igualmente foram destacados os leitores Beatriz Vilas Boas Pereira, Joana Íris Costa Azevedo, Manuel Costa Gomes e Mara Morais de Oliveira em cujos números de inscrição consta o número 14, data de aniversário da biblioteca.
Em nove anos, a BMFC procedeu a 149 808 empréstimos, dos quais 7 458 em 2016. Atualmente estão disponíveis 51 285 documentos em catálogo.
A biblioteca municipal Ferreira de Castro foi inaugurada a 14 de dezembro de 2007.