Encontram-se já abertas as inscrições para os concorrentes ao Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro que se realiza em Oliveira de Azeméis entre os dias 7 e 12 de julho.
Os interessados têm até às 17h00 de 14 de maio para se inscreverem no maior concurso de música do género realizado em Portugal.
As inscrições deverão ser efetuadas na plataforma online https://www.amoa.pt/xvi-ciisoa/ onde é disponibilizado um formulário para o efeito. Este ano estão disponíveis 491 vagas nas classes de madeiras e metais.
Num encontro com jornalistas, o vice-presidente da Câmara, Rui Luzes Cabral, classificou a competição “uma marca cultural para a cidade e para a região”, ajudando a consolidar a imagem e a importância das seis bandas filarmónicas em atividade no concelho.
A existência das bandas, a dinâmica que imprimem no gosto da música, a forte tradição musical e o apoio à formação foram algumas das razões determinantes para que o concurso, segundo o autarca, tivesse surgido de forma natural em 2006.
O autarca considerou o concurso como “mais uma festa da música” e desejou que “as inscrições cheguem ao limite”. Agradeceu ainda à Academia de Música, parceira do evento, e a todas as pessoas que trabalham para que o concurso seja mais um sucesso.
A presidente da Direção da Academia, Ana de Jesus, deixou a garantia de que “tudo faremos para que o concurso seja ainda mais reconhecido” e sublinhou a importância e o crescimento musical que o evento proporcionará aos músicos participantes. A responsável anunciou também estar prevista “ofertas musicais” à cidade nos finais de tarde dos dias 8, 9 e 10 de julho.
O diretor pedagógico da Academia e diretor do concurso, Manuel Silva, destacou as novidades introduzidas na competição nos últimos anos, com destaque para a rotatividade dos jurados e deixou como novidade desta 16ª edição a presença da Banda Sinfónica Portuguesa na gala de encerramento, no dia 12 de julho, às 17h00, no Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis
Além dos prémios aos vencedores, a organização atribuirá de novo o prémio Dª Maria Aldina Fernandes Valente, no valor de 1 500 euros, em forma de homenagem póstuma a uma figura que, desde a primeira hora, tem apoiado a competição oliveirense.
O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopros é uma coorganização da Câmara de Oliveira de Azeméis e Academia de Música.