A 15ª edição do conceituado Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro, que se realiza entre os dias 3 e 8 de julho na cidade de Oliveira de Azeméis, vai acolher a participação de mais de três centenas de músicos provenientes de Portugal, Espanha, Brasil, Japão e Venezuela.
O número de inscrições deste ano seguiu a tendência das edições anteriores, mantendo um elevado nível de interesse e participação neste concurso que integra a classe de metais e de madeiras e que se afirma como um evento diferenciador no panorama cultural e musical português e consagrado internacionalmente.
A competição está dividida nas categorias infantil, juvenil, júnior e sénior, e as provas e ensaios irão realizar-se na Academia de Música de Oliveira de Azeméis e no Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis.
O concurso é uma organização da Academia da Música de Oliveira de Azeméis e da Câmara Municipal e o júri será constituído por 12 membros prestigiados nas várias especializações, com três presenças internacionais de nacionalidade belga, holandesa e espanhola.
A divulgação dos resultados do concurso e a entrega dos prémios aos vencedores decorrerá no dia 8 de julho de 2023, às 21h00, no Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis.
Para Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal, “o nível de participação alcançado reflete o extraordinário trabalho empreendido ao longo dos últimos 15 anos para projetar a importância do nosso concelho ao nível musical, concretamente, na área da formação e da filarmonia, que encontram elevada expressão através da Academia de Música de Oliveira de Azeméis e das seis bandas filarmónicas concelhias que, ao longo de dezenas e centenas de anos, têm contribuído para o aparecimento de tantos talentos”.