Sabia que pode aceder à documentação do arquivo municipal de Oliveira de Azeméis de forma fácil e cómoda, sem sair de casa?
Com um simples clique é possível aos utilizadores do arquivo acederem à plataforma ATOM através da qual é possível pesquisar e aceder a mais de 14 mil objetos digitais e mais de 16 mil descrições arquivísticas das quais 11 587 são arquivos públicos, 3 523 arquivos privados e 1 043 coleções.
Em 2021 o maior número de utilizadores da plataforma AtoM foram portugueses (39,50%),seguindo-se os Estados Unidos da América (17,25%) e o Brasil (4,72%). Nesse ano foram registadas 61 153 visualizações de página, mais 42 890 visualizações relativamente a 2018 (18 263).
A plataforma integra o Portal Português de Arquivos e Portal Europeu de Arquivos e pretende dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo arquivo municipal, corresponder às necessidades dos utilizadores e fomentar novos beneficiários. São ainda objetivos aumentar o número de incorporações, depósitos e doações, incentivar o gosto pelo conhecimento da história local e promover a imagem do município enquanto entidade empenhada no estudo, salvaguarda e divulgação do património histórico concelhio.
Outras metas são sensibilizar a população para a importância da conservação dos seus acervos fotográficos e incentivar a partilha dos acervos familiares com o arquivo municipal.
No âmbito da sua participação em iniciativas pelo país, o arquivo municipal divulgou a plataforma AtoM na cidade de Bragança, nas “IV Jornadas Open Source”, tendo ainda divulgado o equipamento municipal no Encontro "Arquivos da Administração Local: Património, Acesso e Investigação" (Lisboa) e de forma online nas "I Jornadas de Serviços Educativos" com a apresentação "Serviço Educativo – Explorar e partilhar o fio do tempo".
A plataforma disponibiliza milhares de descrições de documentos no endereço https://arquivodigital.cm-oaz.pt/