82 associações e 52 artesãos inscritos. Eram estes os números de adesão ao Mercado à Moda Antiga à data do fecho da edição deste jornal, o que representa um novo recorde de participação do movimento associativo e dos munícipes. A XIX edição, que em 2015 terá lugar nos dias 16 e 17 de Maio, será a mais concorrida de sempre.
“A autarquia saúda o carinho e a mobilização dos oliveirenses e do movimento associativo. É motivo de muito orgulho perceber que o Mercado à Moda Antiga continua a crescer ano após ano e a atrair cada vez mais visitantes. Isto deve-se ao facto de os oliveirenses saberem receber e terem muito para oferecer”, salienta Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara.
O evento é já considerado como um dos principais da Área Metropolitana do Porto, e para além de cativar cada vez mais visitantes de todo o país, também tem sabido mobilizar os oliveirenses, que reconhecem a importância da iniciativa, organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Oliveira
de Azeméis e pela FAMOA - Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis.
Este ano, o grande destaque vai para a gastronomia local, em homenagem ao prémio “Terra de Culinária 2015 – Cá se fazem cá se comem”, atribuído pela Associação APTECE” ao município pelo projeto “Sabores de Azeméis”.
A gastronomia originária das diversas freguesias e locais do Concelho vai ter um destaque especial.
O programa inclui também artesãos e arruadas, animação de rua, de teatro e marionetas, música popular e tradicional a cargo de ranchos folclóricos locais, bem como grupos nacionais, bombos, cantigas populares, comes e bebes tradicionais e um espaço para as crianças. A mostra apresenta uma dinâmica itinerante, sem palco fixo, percorrendo todos os espaços do evento. Destaque ainda para o Mercadinho das Regiões, que vai contar com a
presença dos municípios de Vale de Cambra, Arouca, Montalegre, Macedo de Cavaleiros e Santa Maria da Feira.