Legumes, tubérculos, frutas e ervas aromáticas das explorações agrícolas do concelho constituem o recheio dos cabazes disponíveis para venda a partir do dia 10 de Dezembro no âmbito do projecto PROVE - Promover e vender.
Os produtos hortofrutícolas, oriundos das explorações de seis produtores das freguesias de Loureiro e de S. Martinho da Gândara, estarão disponíveis em duas tipologias de cabazes (pequeno e grande) que variam entre os 5 e 9 quilogramas.
Para adquirir os produtos os interessados deverão inscrever-se através do site www.prove.com.pt até ao dia oito de Dezembro.
A entrega dos cabazes funciona todas as sextas-feiras, entre as 18h00 e as 19h30, na Escola Livre de Azeméis.
O projecto tem como objectivo a promoção de produtos hortofrutícolas e a sua comercialização, sem intermediários, do produtor para o consumidor, fomentando e potenciando o escoamento.
O PROVE é uma metodologia que está a ser desenvolvida no âmbito da Cooperação Interterritorial da abordagem LEADER, do ProDeR (Programa Nacional de Desenvolvimento Rural) consistindo numa nova forma de comércio de proximidade que permite aos pequenos produtores escoar as suas produções.
Segundo os promotores do projecto «a comercialização de proximidade aumenta a competitividade do território uma vez que promove as relações entre os dois grupos que estimulam directamente a economia».
A iniciativa surge, assim, como forma de apoio aos territórios rurais que apresentam produtos tradicionais de qualidade, produzidos por produtores locais.
Através do PROVE, o consumidor tem a oportunidade de adquirir semanalmente um cabaz de frutas e legumes assegurando, desta forma, a frescura e a qualidade dos mesmos.
Informações úteis para o preenchimento da ficha de cliente
- Nesta ficha, para além dos seus dados pessoais, o consumidor deve indicar os produtos que nunca deseja receber. Desta forma irá receber um cabaz composto por produtos apropriados para sopa, para saladas e fruta da época, à excepção dos que seleccionou
- Apesar do sistema de registo permitir a periodicidade de entrega quinzenal, de momento, o núcleo de Oliveira de Azeméis, apenas tem disponíveis cabazes semanais
- A adesão e a data da primeira recolha do cabaz serão confirmadas durante o próximo dia útil
- Em caso de dúvida, o consumidor poderá contactar o núcleo de produtores, através do menu contactos
Condições gerais para o consumidor aderir ao sistema de entrega do cabaz
- O pagamento é efectuado no acto de entrega do cabaz
- Na primeira entrega terá de pagar 6 euros de caução pelo cabaz, os quais ser-lhe-ão reembolsados caso desista de ser consumidor
- Na impossibilidade de ir buscar o cabaz no dia e hora previstos, deve avisar o núcleo da sua região, usando o contacto telefónico até quinta-feira de manhã
- O não levantamento do cabaz sem aviso prévio implica o seu pagamento por parte do consumidor, uma vez que os produtos não podem ser reutilizados e o Grupo de Produtores não deve ser penalizado
- Para suspender a entrega basta comunicar com uma semana de antecedência